Alimentação saudável equilibra cardápio de merenda escolar de Maracaju

Os produtores são acompanhados pelo Sebrae, no âmbito do Programa Cidade Empreendedora

Cardápios equilibrados e diversificados fazem parte da rotina dos estudantes das escolas municipais de Maracaju. A merenda escolar ganhou qualidade e variedade com a aquisição que privilegia a produção da agricultura familiar da Comunidade Rural Quilombola São Miguel, que são acompanhados pelo Sebrae/MS, no âmbito do Programa Cidade Empreendedora, desenvolvido em parceria com a gestão municipal. 

Os produtores são acompanhados pelo Sebrae, no âmbito do Programa Cidade Empreendedora.Dessa forma, o município tem adotado políticas públicas com a promoção do consumo, produção sustentável e abastecimento de frutas e hortaliças, visando a qualidade nutricional e a saúde da sociedade. A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Priscilla Aoki, destacou que o contato com os produtores permite uma comunicação mais próxima e, consequentemente, bons resultados.

“Na maioria das vezes recebo os produtos em bom estado de consumo, bem embalados e identificados mas, quando tenho algum problema, entro em contato com eles para solicitar melhorias”, disse a nutricionista, ressaltando que hoje a merenda conta com uma variedade de produtos recebidos da agricultura familiar.

Abrangendo um leque de alimentos saudáveis na hora de fazer o cardápio, a nutricionista diz que varia o cardápio com pratos como carne de panela com batata doce, frango ao molho e quiabo refogado, carne em tiras com purê de batata doce cozida, filé de frango e berinjela refogada, além da salada colorida com repolho, beterraba, cenoura e tomate. “Alguns desses alimentos nem sempre o aluno tem o hábito de comer em casa mas, acaba conhecendo e aprendendo a comer na escola. Isso é muito gratificante”, pontuou Priscilla Aoki.

Desenvolvimento local

Quando se trata do desenvolvimento local por meio das compras públicas, os gestores públicos passam por oficinas de capacitação executadas pelo Sebrae/MS com vários temas pertinentes com o objetivo de ampliar o poder de compras de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar local e a compra de diversos outros segmentos dentro do município.

Na agricultura familiar os produtores são capacitados quanto ao processo de gestão e organização, obtenção da documentação exigida, bem como a organização e conhecimento para o cultivo e processamento dos alimentos, logística periódica de entrega dos alimentos. Dessa forma, é possível fortalecer a agricultura familiar com recursos repassados pelo Governo Federal do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), consolidando a interação entre gestores públicos locais e os produtores.

Cidade Empreendedora

O Programa atua com foco em políticas públicas que aceleram o desenvolvimento da economia, fortalecendo oito pontos chave de acordo com o potencial de cada município: Mapeamento de oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa Cidade Empreendedora e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul entre em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou pelo site: http://www.sebraecidadeempreendedora.com.br/

Tags: Cidade Empreendedora, alimentação saudável