Da Comunidade Quilombola São Miguel para a merenda escolar de Maracaju

Ações do Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS com a Prefeitura Municipal, têm ajudado pequenos agricultores com capacitações para atender a alimentação escolar

Consultor durante o curso no Quilombo

A agricultura familiar tem ajudado a transformar as perspectivas econômicas da Comunidade Quilombola São Miguel em Maracaju. Ao todo 23 produtores receberam a oficina de capacitação para chamada pública para atender a demanda da alimentação escolar de forma eficaz, desenvolvida pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal, no âmbito do Programa Cidade Empreendedora, que visa acelerar a economia da cidade.

O presidente da Associação de Moradores do Quilombo São Miguel, Jorge Henrique Gonçalves Flores, disse que os produtores estão descobrindo o valor da terra dos quilombolas, garantindo o sustento da própria terra. “Estamos ganhando importância e conhecimento técnico para uma melhoria de vida, situação financeira e nos firmar nessa terra melhor”, destacou ele, ressaltando que no início eram apenas seis agricultores e agora já são 23 produzindo dentro da comunidade.

O Quilombo é exemplo de como é possível em um pequeno pedaço de terra tirar o sustento da comunidade e abastecer o mercado de consumo, gerando uma condição de vida melhor para essas famílias. Demerval, que também é produtor na comunidade, vê na parceria algumas vantagens, sobretudo no auxílio com a venda e a superação das dificuldades. “Após algumas capacitações e o acompanhamento técnico nos sentimos valorizados, principalmente, sabendo que a merenda fornecida nas escolas é feita com produtos da nossa terra”, comentou.

Programa

O Cidade Empreendedora está dividido em oito pilares que visam acelerar o crescimento dos municípios: Mapeamento de oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do Cidade Empreendedora e detalhes dos trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae pelo telefone 0800 570 0800 ou ainda pelo site www.sebraecidadeempreendedora.com.br.

Tags: Cidade Empreendedora