Cidade Empreendedora

Dia do Crédito atrai pequenos negócios em Chapadão do Sul

Evento foi realizado pela primeira vez no município, com orientações sobre melhores opções de crédito e como adquirir e utilizar o recurso

Com o objetivo de esclarecer dúvidas de empreendedores sobre acesso à crédito, a Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul, com o apoio do Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, realizou nesta terça-feira (20) o Dia do Crédito. O evento gratuito atraiu cerca de 30 empresários do município de forma presencial, além dos que acompanharam o encontro de forma on-line.

Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Sedema), o Dia do Crédito apresentou os serviços financeiros disponíveis no mercado destinados às micro e pequenas empresas. O evento contou também com a parceria da Associação Comercial e Empresarial do município e de seis instituições financeiras: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Santander, Sicoob e Sicredi.

O Dia do Crédito foi realizado pela primeira vez em Chapadão do Sul e, segundo o secretário José Teixeira Junior, titular da Sedema, o encontro ajudou os empresários mostrando os serviços disponíveis. “Percebemos que o empresário hoje precisa saber um pouco mais do que o banco pode oferecer de produtos, seja maquininha de cartão, juros de conta jurídica, linha de crédito. Então, foi pensando nisso e no momento também que a gente enxerga que o empresário precisa desse apoio,” disse.

Durante o encontro, o Sebrae lançou o programa Salva Finanças – iniciativa que apresenta soluções em gestão financeira, dividido em três módulos com temas específicos –, e também uma rodada de negócios virtual com os principais bancos da região. Também foi realizada uma palestra com orientações sobre como o empresário deve se preparar para receber o crédito e quais são as melhores maneiras de utilizá-lo.

Para o analista-técnico do Sebrae/MS, Lucas Borelli, as orientações foram fundamentais. “É de suma importância que tenhamos condições de ter empresários mais preparados e com conhecimento sobre a tomada de crédito. Apoiar este evento faz parte do Cidade Empreendedora, cujo qual o município de Chapadão do Sul aderiu no início do ano. As orientações foram fundamentais para trazer à tona a realidade sobre organização e preparação. Foi uma excelente primeira iniciativa na busca de termos cada vez mais crédito chegando na micro e pequena empresa,” ressaltou.

Empresários aprovam
Para a empresária de Chapadão do Sul Clau Silva, proprietária da Pamonha da Vó Ciça, o evento trouxe novas possibilidades. “Tive contato com três instituições, onde me fizerem repensar algumas contratações atuais e já tenho propostas de crédito para tornar essa minha empresa um espaço físico. Esse evento me surpreendeu muito, foi além das minhas expectativas, com certeza vou participar outras vezes”, destacou.

Quem também participou foi o empresário chapadense Mauro Augusto Viana, proprietário do D’ Casa Alimentos e Temperos. Ele aproveitou o Dia do Crédito para aprimorar seu aprendizado. “Quis participar para aumentar mais meus conhecimentos. O curso vai contribuir com informações de administração financeira e fluxo de caixa. Pretendo adquirir crédito para aquisição de máquinas e capital de giro para compras de matéria prima e embalagens”, finalizou o empresário.

Mais informações sobre o Dia do Crédito podem ser obtidas junto à Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul, por meio do número (67) 3562-1821.