Gestores municipais participam de congresso que aborda o desenvolvimento sustentável em Cuiabá

O congresso é realizado a cada dois anos e é promovido pelo Sistema Sebrae

Secretários e gestores de oito municípios de Mato Grosso do Sul marcam presença no Encontro de Secretários Municipais Cidade Empreendedora e Sustentável, que começou ontem (23) e encerra hoje (24), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT). São eles: Alcinópolis, Bataguassu, Bodoquena, Chapadão do Sul, Figueirão, Maracaju, Santa Rita do Pardo e Sidrolândia.

Secretários municipais de MS participam do eventoServidores e gestores municipais estão recebendo consultorias e capacitações do Sebrae, com foco em desburocratização, compras públicas, agentes de desenvolvimento e gestão de informações estratégicas (mapeamento de oportunidades, integração com a Rede Simples). Eles também participaram do Congresso de Sustentabilidade para pequenos negócios e conheceram o que faz de Israel um dos ambientes mais inovadores do mundo, além de ouvir sobre comunidades inteligentes sustentáveis.

Para a Secretaria de Desenvolvimento e Turismo de Sidrolândia, Elaine Além Brito Botton, o encontro permite levar esse novo olhar mundial para o município, “claro, que dentro da economia e potencial local. Ouvimos um pouco sobre novas políticas pensando na questão da energia, geração de renda, economia, meio ambiente, levando em conta o pilar da sustentabilidade”, ressaltou.

O secretário municipal de gestão e desenvolvimento de Figueirão, Paulo Roberto Salomão, disse que os participantes conheceram mais sobre as estratégias utilizadas por cidades de Israel para superar desafios e fomentar o desenvolvimento local, tendo a inovação como motor dessa transformação. “Participamos de dois grandes eventos em busca por conhecimento, conhecendo modelos de gestão, que têm como pilar a sustentabilidade nos processos de inovação e expansão das empresas”, afirmou.

Cidade Empreendedora

O programa Cidade Empreendedora apoia as prefeituras municipais a promover condições para o desenvolvimento econômico dos municípios. O papel do Sebrae, por meio do eixo de liderança empreendedora do Programa Cidade Empreendedora, é fomentar a capacidade de liderança e empreendedorismo nos gestores públicos, elevando a competência dos agentes através de capacitação, informação e participação de eventos.

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou podem visitar o site: http://www.sebraecidadeempreendedora.com.br/

Tags: agente de desenvolvimento, Cidade Empreendedora, Compras Públicas, Desburocratização