Ecossistema de Inovação

“HUB Sebrae” será lançado em maior evento online sobre Inovação Aberta do país

Plataforma criada pelo Sebrae/MS conecta empresas a soluções inovadoras; lançamento acontece no Open Innovation Brasil no dia 17 de setembro

Startups e grandes negócios em busca de inovação em produtos e serviços estarão reunidos no “1º Encontro Open Innovation BR Novo Normal”, evento online e gratuito sobre inovação aberta no país que acontece no dia 17 de setembro. Como parte da programação, o Sebrae/MS irá lançar a ferramenta HUB Sebrae, que conecta empresas a soluções inovadoras.

Ferramenta pode ser acessada em: hub.ms.sebrae.com.brO serviço oferecido pelo HUB Sebrae (hub.ms.sebrae.com.br) é gratuito, e nele, médias e grandes empresas privadas e públicas com problemas entram em contato com startups e pequenos negócios que podem resolvê-los ou propor inovações. Podem se inscrever na plataforma online tanto quem busca pelas soluções – os chamados “desafiantes” – e quem pode oferecê-las, no caso, os solucionadores.

Além de reunir as propostas das startups, no HUB Sebrae, um time de profissionais avalia as soluções inscritas e faz uma classificação, para que as empresas recebam as melhores opções. Segundo a gerente do Living Lab, o laboratório de inovação do Sebrae/MS, Leandra Costa, a plataforma é resultado de um trabalho já desenvolvido pela instituição nos ecossistemas de inovação e desenvolvimento de territórios.

“Para as startups e pequenos negócios inovadores o HUB Sebrae é uma oportunidade de acessar grandes corporações, colaborar com seus processos de inovação, ampliar a clientela, obter recursos para investir numa solução própria e até mesmo entrar em sociedade com projetos de grandes empresas”, afirma a gerente.

No Brasil, grandes empresas como a Fiat, Unilever e a Natura já trabalham com a forma aberta de inovação. No HUB Sebrae, corporações como Vale, Renner, Brain, Ailos, e outras já começaram a inserir seus desafios de inovação. Após o evento Open Innovation Brasil, os desafios vão continuar na plataforma, assim como as inscrições para que startups busquem oportunidades.

Sobre o Open Innovation Brasil

Realizado pelo Sebrae/SC e pelo grupo colaborativo Open Innovation Brasil, o evento reúne responsáveis por inovação aberta no Brasil e conta com uma programação para sedimentar ainda mais a cultura da inovação e aproximação entre as startups e as grandes corporações. O encontro totalmente online e gratuito acontece no dia 17 de setembro, de 9h às 17h (horário de Brasília).

De acordo com a organizadora do evento, Jussiane Siqueira, o público será composto por startups, indústrias, varejo, serviços e universidades. “A nossa intenção é abordar assuntos de inovação que sejam de grande relevância tanto para as grandes empresas quanto para as startups. Teremos cinco grandes especialistas em open innovation participando para falar sobre relacionamento com as corporates sob a ótica das startups e o que pode ser feito de ambos os lados, para que todos cresçam de forma colaborativa”, explica.

O time de palestrantes conta com o Head em inovação aberta da Unimed, Alexandre Grenteski, o líder de inovação aberta da Vale, Alexandre Mosquim, a coordenadora do InoVativa, Jéssica Luz dos Santos, o responsável na área de Negócios Digitais da Malwee, Illan M Sztejnman e o CEO da Showkase, Jefferson Araújo.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o link https://bit.ly/31sHqHJ. O evento será transmitido pelo Youtube, e o link do canal será enviado por e-mail aos inscritos antes do encontro virtual.

Programação completa (horário de Brasília):

9h às 9:30h - abertura do evento

9:30h às 11h - palestras Unimed, Inovativa, Vale, Malwee e Showkase            

11h às 11:20h - momento perguntas e respostas

11:20h às 12:30h - apresentação soluções de open innovation, Sebrae/SC, Sebrae/MS e Sebrae Nacional             

13:30h às 14:30h - apresentação Hubs de inovação Acate, Alltechlab, Brain power by Algar Telecom e Hotmilk         

14:30h às 17:00h - Corporate Pitch - apresentação dos desafios das corporates             

17:00h - encerramento

Tags: Living Lab MS, Startup MS, ecossistema, empreendedorismo de inovação