Indústria terá programação exclusiva na Feira do Empreendedor 4.0

Fiems apresenta estande com aparelhos de realidade virtual e câmeras termográficas; Nilton Salvador Grande Neto, Alonso Simões e Sebastião Dussel são alguns nomes de destaque

Sistema Fiems apresentará estandes e palestras com foco em temas de tecnologia e inovação

Um mercado cada vez mais influenciado pelas novas tecnologias exige que as empresas busquem se adaptar às demandas de um mundo corporativo inteiramente conectado. Atento a essas transformações, durante a Feira do Empreendedor 4.0, promovida pelo Sebrae/MS, de 16 a 18 de agosto em sua sede em Campo Grande (Av. Mato Grosso,1661), o Sistema Fiems, composto por Fiems, Sesi, Senai e IEL, levará para o evento soluções inovadoras e tecnológicas para os empresários sul-mato-grossenses.

Com espaço voltado para a Indústria 4.0, o Senai apresentará as tecnologias utilizadas em produtos da instituição para melhoria do desempenho das empresas, como um simulador de contagem sob esteira de produção com automação móvel utilizando QR Code e a realidade aumentada, que integra as técnicas de virtualização de objetos em 3D com dispositivos digitais, smartphones e tablets.

O público que visitar o estande do Senai também poderá conhecer mais sobre termografia, com uma câmera termográfica que apresenta imagens como instrumento de diagnóstico na manutenção preditiva ou de máquinas, sem interromper operações; e as oportunidades de redução de cursos na conta de energia com a implantação de placas fotovoltaicas, inclusive com a possibilidade de simular na hora, com uma conta de energia em mãos, a viabilidade do investimento.

Também com um estande com foco na Indústria 4.0, o Sesi levará para a Feira do Empreendedor os óculos de realidade virtual utilizados nos cursos de NR 23, norma regulamentadora que trata de proteção contra incêndios, e NR 35, que trata de trabalho em altura.

Palestras

Com o objetivo de proporcionar aos participantes o conhecimento necessário para entender a Revolução 4.0, momento histórico em que tecnologias inteligentes e interligadas potencializam o trabalho do ser humano e o mundo dos negócios, o Sesi, o Senai e o IEL também contribuirão para a Feira do Empreendedor com uma série de palestras que tratam sobre inovação e podem ajudar as empresas do Estado a melhorar sua competitividade.

Confira abaixo o cronograma:
16 de agosto | Quinta-feira
- Fontes de fomento para viabilizar Projetos de Inovação
Palestrante: Raphael Sávio Ribeiro Lopes Jardim
Horário: 14h

- Programa de Execução de Projetos para inovação
Palestrante: José Fernando do Amaral
Horário: 15h30

- Energia renováveis como forma de redução de custos
Palestrante: Sebastião Dussel
Horário: 15h30

- Primeiros passos rumo à Indústria 4.0
Palestrante: Luiz Henrique Corbelino
Horário: 17h00

17 de agosto | Sexta-feira
- Desenvolvimento em realidade virtual e aumentada
Palestrante: Alonso Simões
Horário: 14h

- Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho utilizando Inteligência Artificial a partir de análise de vídeo
Palestrante: Ricardo Egídio dos Santos Junior
Horário: 14h

- Internet das Coisas (IoT)
Palestrante: Alonso Simões
Horário: 15h30

- Manufatura aditiva aplicada (impressão 3D)
Palestrante: Nilton Salvador Grande Neto
Horário: 17h

- Business Intelligence e sua importância na gestão das empresas
Palestrante: Wagner Linhares de Moura
Horário: 17h

18 de agosto | Sábado
- Gestão de SST - Sistema informatizado do Sesi
Palestrante: Ewerton de Oliveira Souza
Horário: 15h30

Serviço

O pré-credenciamento para esta que é a 7ª edição da Feira do Empreendedor no estado pode ser feito pelo site www.feirams.com.br, onde também está disponível a programação completa. Este processo antecipado agiliza a entrada de cada participante no evento (totalmente gratuito), mas não garante vaga nas atividades da agenda, o que se dará por ordem de chegada, de acordo com a limitação de lugares no prédio e nos espaços.

São patrocinadores da Feira do Empreendedor MS 2018: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul; Sistema Fiems (Sesi/Senai); Fecomércio MS (Sesc/Senac/IPF); Senar/MS; MS Gás; Sicredi Campo Grande; Banco do Brasil; e Caixa Econômica Federal. Apoio: Applicando; Consbase; Prefeitura de Campo Grande; Campus Party; Reforce; Unica; e Walmart.

Fonte: FIEMS

Tags: Ciência e Tecnologia, Feira do Empreendedor, indústria, inovação, inovação tecnológica