Ecossistema de Inovação

Inscrições abertas para evento sobre acesso a mercados de inovação em MS

Encontro abordará experiências de empreendedores que receberam apoio e como funcionam os investimentos de aceleradoras em projetos de inovação

Empresários, investidores, estudantes e demais interessados no mercado de inovação já podem se inscrever para o evento “Incubadoras, Aceleradoras e o Acesso a Mercados de Inovação em MS”, que será realizado na próxima quinta-feira (23), entre 17h e 20h, de forma online. O encontro contará com a presença virtual de empreendedores sul-mato-grossenses que obtiveram apoio para suas ideias, transformando projetos em negócios de sucesso.

Iniciativa do Sebrae/MS, com o apoio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o encontro foi viabilizado em um cenário de expansão de incubadoras de empresas e ambientes de inovação no Estado, com o objetivo de mostrar aos pequenos negócios os benefícios que este ecossistema promove.

Além de abordar as experiências de empreendedores que receberam apoio, o evento mostrará como as aceleradoras de empresas investem em projetos de inovação; como os pesquisadores atuam em projetos de pesquisa com empresas; como têm funcionado no Brasil e no mundo os ambientes de inovação; e por fim, as oportunidades existentes em Mato Grosso do Sul para continuar na escalada de desenvolvimento por meio da inovação.

Para o gerente da Unidade de Competitividade Empresarial do Sebrae/MS, Rodrigo Maia, a instituição e sua rede de parceiros têm ações de apoio ao ecossistema de inovação, por entender que ele promove a competividade dos pequenos negócios. “É uma aliança estratégica, apoiamos o empreendedorismo inovador nas empresas e instituições e também a rede de inovação de Mato Grosso do Sul, nosso objetivo é impulsionar o ecossistema de inovação, levando inovação e tecnologia para os pequenos negócios”, disse.

Segundo o diretor-presidente da Fundect, professor Márcio de Araújo Pereira, a instituição enxerga como estratégicas as ações de fomento ao empreendedorismo. “Nossos dois últimos editais voltados ao tema garantiram mais de R$ 4,2 milhões para o fomento de negócios e ideias inovadoras e tecnológicas, sempre em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, CNPq, Finep, Semagro e Governo do Estado de MS”, destacou.

Ecossistema de Inovação são ambientes onde atores públicos, privados e entidades voltadas à inovação atuam de forma conjunta e interdependente, para potencializar a competitividade local e o desenvolvimento tecnológico. São exemplos parques científicos e tecnológicos, cidades inteligentes, polos tecnológicos, entre outros.

As incubadoras de empresas são parte fundamental de um ecossistema de inovação, atuando como um instrumento de desenvolvimento de negócios, ampliando a oferta de serviços para as comunidades que estão inseridas e oferecendo um leque de serviços como: laboratórios Maker (faça você mesmo), coworking, capacitação, espaço para implantação das ideias de negócio, eventos de inovação, entre outros serviços.

Programação
O evento inicia com o painel “Das Inovações ao Mercado”, com a participação do superintendente executivo da Anprotec, Guila Calheiros e do coordenador de Programa de Ecossistemas de Inovação do Sebrae Nacional, Krishna Aum Faria. Logo após, vem o segundo painel, “Experiências”, com a empresária Ana Helena Mattos, da YBA cosméticos; e com o professor da Faculdade de Engenharias Arquitetura e Urbanismo e Geografia (FAENG/UFMS), Edson Antonio Batista.

Por fim, tem o terceiro painel, que trará o tema “Investidores”, com a participação de aceleradoras. Estarão presentes, de forma virtual, o head de inovação da PUC PR, Marcelo Finger; e a analista da Darwin Aceleradora, Enya Shimabukuro Kusakawa. O bate papo será mediado pelo diretor da Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova/UFMS), Saulo Moreira.

Inscrições
Para participar do evento “Incubadoras, Aceleradoras e o Acesso a Mercados de Inovação em MS”, os interessados devem acessar gratuitamente pelo link bit.ly/RedeIncubadoraMS. Mais informações aos empreendedores por meio do telefone 0800 570 0800.