Inovação

Instituições vão lançar projeto para desenvolver ecossistema de inovação de Dourados

Lançamento das atividades acontece no dia 03 de setembro, com palestra on-line e exclusiva do cientista, professor e empreendedor Silvio Meira

Evento de lançamento conta com palestra de Silvio MeiraApós um trabalho de mapeamento de vocações e oportunidades, um grupo de instituições incluindo o Sebrae/MS lança no dia 03 de setembro o projeto que visa o desenvolvimento do ecossistema de inovação de Dourados e região, localizado no sul do estado. O lançamento ocorrerá de forma on-line, às 14h, com palestra do cientista, professor e empreendedor brasileiro Silvio Meira.

Dourados, a aproximadamente 220 quilômetros de Campo Grande, é considerada a segunda cidade mais populosa do estado. O município não possuía um mapa sobre o seu ecossistema de inovação, ambiente onde diversos atores públicos e privados e instituições voltadas à inovação atuam de forma conjunta e interdependente, para potencializar a competitividade local.

Por isso, desde o ano passado, o grupo formado pelas entidades do Sistema S, universidades, instituições de pesquisa, universidades e empresas, tem construído de forma conjunta o plano de trabalho com as ações para desenvolver o ecossistema de inovação do município.

Inicialmente, a equipe fez um mapeamento do ecossistema de inovação, após, foi estruturado o planejamento com as ações, a partir de uma metodologia criada pelo Sebrae Paraná, em parceria com a Fundação CERTI, de Santa Catarina. O fruto deste trabalho é o relatório, que também será apresentado para a comunidade no evento de lançamento do ecossistema.

“O lançamento desse trabalho de inovação em Dourados e região vem sendo construído desde o ano passado, envolvendo instituições públicas e privadas, para que juntos possamos desenvolver o território, baseado em suas vocações, que poderão promover o desenvolvimento das pequenas empresas dessa região, através de ações conectadas entre as instituições”, afirma a diretora-técnica do Sebrae/MS, Maristela França.

O relatório traz os resultados do planejamento do ecossistema de inovação de Dourados considerando as vocações, potenciais, tendências, oportunidades, atores, vertentes do radar de inovação, pontos fortes e fracos, nível de maturidade; estratégias prioritárias e plano de ação para os próximos cinco anos.

Sobre o palestrante

Além da apresentação dos resultados e próximos passos, o evento de lançamento conta com a palestra do cientista, educador e empreendedor brasileiro Silvio Meira. Ele é professor extraordinário da Cesar School, fez parte do corpo docente da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos e foi professor associado da Escola de Direito da FGV-Rio. É membro dos conselhos da Magalu, MRV, CI&T e Capes.

Para participar do evento, os interessados devem se inscrever previamente por neste link. A participação é gratuita.

Tags: Parceria, ecossistema, empreendedorismo de inovação