Ecoturismo

Interessados em Ecoturismo tem portal especializado no assunto

Iniciativa do Sebrae/MS, site apresenta conteúdos exclusivos para empresários, turistas e gestores

À medida que a pandemia é controlada no País, segmentos como o Turismo podem vislumbrar uma retomada completa. Uma das tendências na área, os destinos ao ar livre, principalmente os de Ecoturismo, vêm sendo apontados por pesquisas como os preferidos pelos viajantes.  Para apresentar as oportunidades no setor, o Sebrae/MS desenvolveu o Portal Sebrae de Ecoturismo, site com conteúdo especializado no assunto.

O Ecoturismo é o tipo de Turismo realizado de forma responsável, onde há o respeito às comunidades locais e a inserção delas visando o desenvolvimento local. Nele, são ofertadas experiências sustentáveis no meio ambiente, valorizando a cultura e a história dos lugares. Algumas das atividades de Ecoturismo e Turismo de Aventura mais oferecidas e buscadas nos destinos brasileiros são Flutuação, Mergulho com Cilindro, Cicloturismo, Balneários, Trilhas e Cachoeiras, entre outros.

No Portal Sebrae de Ecoturismo, os empreendedores, profissionais, entidades, gestores públicos e demais interessados encontram práticas inspiradoras e oportunidades de negócios, que contribuem para a inovação e produtividade dos negócios integrantes da cadeia do Ecoturismo, Turismo de Aventura e de Natureza.

Negócios no Ecoturismo

Para apresentar as principais atividades de Ecoturismo, o Portal Sebrae de Ecoturismo lançou a série “Negócio no Ecoturismo”. Ao longo do segundo semestre de 2021, serão publicados 11 episódios sobre as principais Modalidades de Negócio do segmento, sob a ótica de especialistas no assunto. A série conta com entrevistas exclusivas com empresários do setor, que compartilharão experiências a frente de seus negócios.

No episódio de abertura, lançado no último dia 15 de julho, é abordada a atividade Flutuação, com o diretor do Grupo Rio da Prata, Eduardo Folley Coelho. O grupo trabalha com Ecoturismo em Mato Grosso do Sul nos municípios de Jardim e Bonito – município que já foi premiado por 16 vezes como melhor destino de Ecoturismo no Brasil, segundo a revista especializada Viagem e Turismo.

Ao iniciar sua atividade profissional, que hoje abrange os atrativos Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, em Jardim e Estância Mimosa Ecoturismo, em Bonito, Eduardo Folley Coelho relata que começou de forma pequena, respeitando o meio ambiente. “Tinha medo de dois itens, a segurança dos visitantes, e outro seria ‘estragar’ o local, não temos o direito de estragar isso. Então iniciei devagar, fizemos uma pesquisa, começamos com uma estrutura mínima e fomos evoluindo”, destacou o empresário.

Nos próximos episódios, serão abordadas atividades como “Mergulho com Cilindro”; “Passeios a Cavalo”; “Cicloturismo”; “Balneários”; “Trilhas e Cachoeiras”; “Parque Ecoturístico com Boia Cross”; “Parque Ecoturístico com Passeio de Bote”; “Pousadas Pantaneiras”; “Barco Hotel”; “Arvorismo”, entre outros.

Saiba Mais

Para conferir a série, os interessados devem se cadastrar no Portal Sebrae de Ecoturismo e acessar o campo Midiateca. Ainda no site, podem ser acessados os campos Notícias; Trilhas de Conhecimento para aprimoramento do empreendedor; Oportunidades de Negócios; Comunidade Ecoturismo, com um fórum de discussões com temas como Marketing, Inovação e Políticas Públicas; entre outros. Mais informações em portalecoturismo.com.br.