Educação

Jornada de Conhecimento vai capacitar professores da rede pública para aulas remotas

Iniciativa gratuita do Sebrae/MS em parceria com a Secretaria de Estado de Educação visa preparar profissionais para uso de novas tecnologias

Interessados devem se inscrever por meio de página na internetA pandemia do novo coronavírus agilizou mudanças na sociedade com as medidas de isolamento social. Na educação, mais escolas passaram a ofertar o ensino remoto. Visando preparar os professores da Rede Estadual de Ensino para a nova realidade, o Sebrae/MS, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED), realiza entre os dias 25 a 29 de maio a “Jornada de Conhecimento”, um seminário online ao vivo em vídeo.

O webinar é gratuito e capacitará os profissionais para o uso de novas tecnologias em aulas remotas. Em cada dia da semana, por duas horas, a Jornada abordará um tema: Oficina da ferramenta Google Classroom; Ensino presencial e a convergência com ambientes digitais; Storytelling na educação à distância; Novas tecnologias educacionais para EaD e ensino remoto e Criação de roteiro e gravação de aulas on-line. Há também espaço para tirar dúvidas.

A capacitação foi uma demanda da rede de ensino, conforme explica o superintendente de Informação e Tecnologia da SED, Paulo Cezar Rodrigues. "Essa situação de aulas remotas é nova para todos os professores, famílias e alunos. Precisamos preparar tantos professores e alunos para estas novas ferramentas, para garantir minimamente o processo de ensino e o processo de aprendizagem. Nosso desejo é que todos os professores se capacitem”.

O programa de estudos foi montado pelo Sebrae, antigo parceiro da SED por meio do Programa Nacional de Educação Empreendedora – que leva conteúdos e metodologias relacionados ao tema para os currículos dos diferentes níveis. A instituição atua junto à nova Base Nacional Curricular e por meio de parcerias com o Ministério da Educação, Conselho Nacional de Secretários de Educação, Canal Futura, Movimento Todos pela Educação, entre outros.

“Queremos oferecer para os professores ferramentas e soluções. Nosso intuito é passar conhecimento para que eles enfrentem este momento com criatividade, protagonismo na resolução dos problemas, atitudes inovadoras e comportamento empreendedor”, afirma a gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso.

De um universo de 32 mil professores em Mato Grosso do Sul, a expectativa é capacitar pelo menos 10 mil profissionais da rede estadual de educação, para o uso de novas tecnologias no ensino remoto. “O Sebrae é um apoiador da Educação também, e agora teremos oportunidade de fazer isso online, facilitando a transmissão do conhecimento”, complementa a gestora.

Saiba Mais

A Jornada foi pensada para atender aos professores da REE, porém a capacitação está aberta para professores e gestores da rede pública municipal de ensino, instituições particulares e de outros níveis – como Ensino Superior – que também poderão participar.

O webinar terá certificado de participação e material complementar, em formato e-book, que será disponibilizado aos participantes para download.  Mais informações pelo telefone 0800 570 0800.

As inscrições são realizadas no link de cada oficina:

Oficina da ferramenta Google Classroom

Ensino presencial e a convergência com ambientes digitais

Storytelling na educação à distância

Novas tecnologias educacionais para EaD e ensino remoto

Criação de roteiro e gravação de aulas on-line

Tags: Coronavírus, educação, educação empreendedora