Ecossistema de Inovação

Para ampliar oportunidades, Centro de Inovação “Tereré Hub” é inaugurado em Dourados

Localizado na Biblioteca Municipal da Praça do Transbordo, espaço é fruto da atuação do Ecossistema de Inovação de Dourados

Nesta terça-feira (14), as entidades que compõem o Ecossistema de Inovação de Dourados, em parceria com a Prefeitura Municipal, inauguraram o Tereré Hub – Centro de Inovação de Dourados. Na ocasião, também foi assinado o Pacto pela Inovação de Dourados, que prevê ações conjuntas para mobilizar, fortalecer e alavancar o Ecossistema Local de Inovação e torná-lo um dos mais inovadores e empreendedores do País.

Porta de entrada para o desenvolvimento de tecnologias e oportunidades locais, o Tereré Hub fica na biblioteca municipal na Praça do Transbordo, e é o primeiro espaço voltado à inovação no município. O Centro de Inovação é um espaço criado e gerido coletivamente, onde serão realizados eventos voltados ao empreendedorismo inovador, como mentorias e consultorias para interessados em abrir negócios ou startups.

“É a consolidação deste espaço, onde antes funcionava a Biblioteca Municipal, como um Centro de Inovação, permeado por tantas entidades e pessoas inspiradoras, o que faz com que este espaço tenha mais sentido. É uma alegria poder compartilhar desta vitória com as entidades”, afirmou o prefeito de Dourados, Alan Guedes.

Representando o Governo do Estado, o diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Márcio Pereira, que também é membro do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, reforçou em sua fala que o espaço representa um novo marco para o município.

“São momentos como este que marcam a história de municípios. E Dourados hoje marca a sua história ao criar um ambiente que vai ser a conexão para os futuros negócios e a inovação deste município. Temos um comércio pujante e um ambiente propício para que aqui se torne um dos grandes centros do Estado e do Centro-Oeste”, disse Pereira.

O Ecossistema de Inovação de Dourados é um polo tecnológico criado com o objetivo de promover o desenvolvimento local e o fomento à inovação. Um dos representantes do grupo, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (ACED) e membro do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae MS, Nilson dos Santos, ressalta o trabalho conjunto das instituições.

“Foi um trabalho de formiguinha que cada um fez. E depois fomos fazendo essa integração, cada um trazendo a sua experiência. Assim, Dourados consolida-se como um potencial regional, integrada não só à região, mas a todo o território nacional”, destacou Santos.

De acordo com a diretora-técnica do Sebrae/MS, Maristela França, o espaço vai levar a inovação para os pequenos negócios da região. “Fazemos isso para a melhoria da qualidade de vida de todos os sul-mato-grossenses, e o mundo inteiro está pensando em inovação, e nós do Sebrae mostramos que a inovação não está só apenas nas grandes e médias empresas”, disse.

Ecossistema de Inovação

O Ecossistema de Inovação de Dourados é formado pela governança de 14 entidades: Aceleradora Inova Unigran, ACED, Embrapa, EcoInova, IFMS, Performance Engenharia e Gestão Empresarial (iPEGE), Prefeitura de Dourados, Sindicato Rural, Sebrae, Senai, Sesi, UEMS, UFGD e UNIGRAN.

O Pacto pela Inovação de Dourados, assinado pelas 14 instituições, visa unir governo, universidades, empresas, instituições de apoio, entre outros atores, em um movimento para alavancar e fortalecer o Ecossistema Local de Inovação de Dourados, por meio de políticas e ações estratégicas voltadas para a inovação, o empreendedorismo, a economia do conhecimento e a visão de transformar o perfil da economia douradense.

O Tereré Hub – Centro de Inovação de Dourados fica na Praça do Transbordo (Rua Antônio Emílio de Figueiredo, 2445). Ele passará a funcionar no dia 10 de janeiro de 2022, de 8h às 18h. Mais informações em ecossistemadedourados.com.br.