Capacitação

Pequenos produtores e feirantes participam de palestra em Nova Alvorada do Sul

Pequenos produtores e feirantes participam de palestra em Nova Alvorada do Sul

“Boas práticas de manipulação de alimentos” foi o tema da palestra promovida, na tarde dessa quarta-feira (21), para pequenos produtores e feirantes de Nova Alvorada do Sul. A capacitação foi realizada pelo Sebrae/MS, por meio do programa Cidade Empreendedora, em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.

Na data, o tema foi abordado pela analista técnica do Sebrae/MS, Roberta Serafim. A nutricionista (CRN-3 54708) é mestre em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste e expôs aos participantes qual a forma correta de manusear os alimentos e a importância deste cuidado para evitar a contaminação e a transmissão de doenças. Além disso, ela também apresentou aos participantes o RDC nº216 – Regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação.

“Além de ser obrigatório, todo esse cuidado ao manusear os alimentos é fundamental para quem trabalha no seguimento. As vezes a gente faz a manipulação corriqueiramente e acha que não precisa seguir as boas práticas, porém elas devem ser seguidas e são importantes para a redução do desperdício, promoção da sustentabilidade e da saúde do empreendedor e do consumidor”, pontuou Roberta.

A palestra reuniu, principalmente, os pequenos produtores que atuam nos assentamentos de Nova Alvorada do Sul. Segundo o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Sucesso, Sebastião Rodrigues de Oliveira, as informações passadas irão ajudar bastante no dia a dia. “É um conhecimento que será bem aproveitado. Nós que já somos mais velhos temos que acompanhar o desenvolvimento e melhorar os nossos produtos. Estamos correndo atrás e ficamos felizes porque aqui, além de aprender também há troca, pudemos expressar o que a gente precisa”, comentou Sebastião.

De acordo com o médico veterinário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Nova Alvorada do Sul, José Baungaertner, responsável pela fiscalização de alimentos artesanais produzidos pela agricultura familiar e por orientar os pequenos produtores, palestra veio somar com o trabalho feito pela prefeitura.

“A palestra contribuiu muito para o conhecimento desses produtores, pois as orientações passadas envolvem desde a escolha das matérias-primas, passando pela sanitização do ambiente e utensílios, higiene pessoal, armazenamento, até o momento do consumo. Essas informações trarão uma melhoria nos processos de produção e, consequentemente, mais qualidade nos produtos para a segurança alimentar dos consumidores”, concluiu o médico veterinário.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.