Ações de melhorias

Plano de Desenvolvimento Econômico de Camapuã traz 20 ações para transformar o município

Lançado pelo Sebrae e Prefeitura Municipal, documento foi elaborado por meio do programa Cidade Empreendedora

Na noite desta quarta-feira (24), foi realizado o lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico de Camapuã, uma entrega do Sebrae/MS e da Prefeitura Municipal por meio do programa Cidade Empreendedora, executado no município desde março deste ano. De acordo com o prefeito, Manoel Nery, o plano é composto por ações que irão promover o crescimento da cidade e foi pensado de forma colaborativa.

"Ao traçar as ações do plano a gente pode ver o envolvimento do pessoal do comércio, da agricultura familiar e da sociedade como um todo. Todos focados para fazer de Camapuã a cidade que nós queremos e que nós, juntos, vamos construir. Nosso grande objetivo é trabalhar e entregar uma cidade melhor para a nossa população. Parabéns Camapuã por esse PDE, tenho certeza de que vai fazer diferença e que essa iniciativa que será fundamental para fazermos uma boa administração", ressaltou o prefeito.

Desenvolvido a partir de pesquisas socioeconômicas e do diálogo com lideranças locais do município, o Plano de Desenvolvimento Econômico de Camapuã é composto por 20 ações voltadas para qualificar a agricultura familiar e as agroindústrias, transformar desemprego em empreendedorismo, fazer com que a população compre comércio local, atrair novos fornecedores, além de alavancar a área do turismo.

Durante o evento, as iniciativas foram apresentadas ao público pelo secretário municipal de Agronegócio, Meio Ambiente e Empreendedorismo, Antonio Giovani Diniz da Rocha, que destacou o fato de as ações atenderem às necessidades de vários segmentos. "Não é um plano feito só pela prefeitura ou pelo Sebrae, é um plano feito pela sociedade. Reunimos em uma oficina representantes de vários segmentos que apontaram as principais necessidades que possuíam e, a partir daí, pensamos nas ações que seriam importantes para ajudar a todos e alavancar o desenvolvimento", pontuou o secretário.

Na data, o conselheiro do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Ricardo Senna, destacou a relevância do documento. “O plano vem para nortear a forma como a sociedade vai se organizar para a promover o desenvolvimento a partir das particularidades do município. A economia de Camapuã gira em torno da pecuária, do turismo e podem ter outras atividades capazes de compor o leque da matriz econômica, então, quando a gente traz a consultoria do Sebrae e faz o processo participativo, identificamos com quem mora na cidade quais são os verdadeiros potenciais, a história e a cultura local, e consideramos tudo isso ao pensar em um plano com um norteamento mais pragmático para as ações de políticas públicas”, comentou Ricardo.

As ações elencadas no plano também irão nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município, que é executado a partir do eixo competitivo “Cidade de Agro”. A vertente foi escolhida pela administração pública e está focada no potencial produtivo da cidade com a proposta de estimular o pequeno produtor e criar incentivos para impulsionar a economia agrícola local. Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Maristela França, com esse trabalho junto à prefeitura, a instituição se faz presente para auxiliar na transformação do município e o Plano de Desenvolvimento Econômico é mais uma entrega que tem esse propósito.

"Ao aderir ao Cidade Empreendedora, a prefeitura escolheu o eixo Cidade Agro, mas, além disso, o Sebrae está trabalhando a economia como um todo. Desde março deste ano, o programa já visitou, por exemplo, mais de 480 pequenos negócios levando soluções para os empreendedores e, agora, o plano traz novas ações voltadas para cinco eixos diferentes. É o Sebrae de Mato Grosso do Sul fazendo a diferença no desenvolvimento socioeconômico do município e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos", expôs Maristela.

A solenidade também contou com a presença de Mathias França, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Camapuã (ACECAM); Maria Ferreira Alves, vice-presidente do Sindicato Rural; e o vereador Jerson Júnior, representando a Câmara Municipal.

Melhorias para a Sala do Empreendedor

Além da apresentação do Plano de Desenvolvimento Econômico, durante o evento o Sebrae/MS também entregou para a Prefeitura Municipal de Camapuã um kit para a Sala do Empreendedor composto por dois notebooks, camisetas e um Memorial Descritivo que apresenta um novo layout para o espaço.

Com a proposta de transformar a Sala do Empreendedor em um ambiente cada vez melhor para atender os empresários locais, o projeto será executado a partir desta entrega e a inauguração está prevista para o próximo ano. O local desempenha o papel de apoio ao comércio local, com atendimento voltado para esclarecer dúvidas e auxiliar o empresário na regularização do empreendimento, além de dar suporte ao Microempreendedor Individual (MEI).

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.