Produção rural

Produtores de Alcinópolis recebem palestra para ter uma feira de sucesso

Sebrae e Prefeitura levaram capacitação ao município como parte das ações do Cidade Empreendedora

Capacitação reuniu 20 participantes, entre produtores rurais, feirantes e representantes do poder público

Produtores rurais, feirantes e representantes do poder público de Alcinópolis se reuniram nesta terça-feira (3) para participar da palestra “Guia Prático de Uma Feira de Sucesso”. A ação foi realizada como parte do Cidade Empreendedora, iniciativa entre Sebrae/MS e Prefeitura para estimular o desenvolvimento econômico com foco na melhoria do ambiente de negócios.

Durante a apresentação, que aconteceu às 14 horas na Sala Verde da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente (Semudes), os 20 participantes puderam conhecer dicas práticas para organizar feiras e expor seus produtos de maneira atrativa e eficiente.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento, Bruna Barbosa, a capacitação foi uma oportunidade para os feirantes. “Eles puderam entender o funcionamento de uma feira de sucesso e o papel de cada um nesse processo. Temos duas feiras em Alcinópolis que estão caminhando bem, porém, que precisam de alguns ajustes, e a parceria com o Sebrae será importante nesse caminho”, destacou.

Durante o encontro, o consultor do Sebrae/MS Luís Cesar Pivovar mostrou dicas práticas para ter uma feira de sucesso, como barracas padronizadas, exposição organizada e um layout que possibilite uma estruturação que atraia os frequentadores. Os organizadores também devem considerar a localização da praça de alimentação e das barracas de artesanato e produtos semelhantes.

O agente de desenvolvimento Thiago Oliveira ressaltou a importância da palestra tanto para o município quanto para os produtores. “Esse tipo de informação agrega valor ao feirante. Ele acaba se motivando em trabalhar melhor com o produto que vende, expor melhor sua mercadoria. Além disso, promove também o engajamento entre os feirantes, porque ficou muito claro que é a união que faz a força da feira”.

Cidade Empreendedora

O programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal, visa aprimorar o ambiente econômico e buscar soluções de desenvolvimento de negócios nos municípios.

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia e detalhes dos trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae pelo telefone 0800 570 0800 ou ainda pelo site www.sebraecidadeempreendedora.com.br.

Tags: Cidade Empreendedora, agricultura familiar, feira, feiras livres