Dia de Campo

Produtores rurais de Sidrolândia recebem orientações para melhorar cultivo de alimentos

Em Dia de Campo promovido pelo Sebrae e prefeitura, grupo aprende técnicas sustentáveis de fertilização e combate às pragas

Capacitação ocorreu no Assentamento Eldorado IIProdutores rurais de Sidrolândia participaram nesta terça-feira (10) do Dia de Campo no Assentamento Eldorado II, visando aprimorar técnicas para a produção de alimentos. A ação integra o programa Cidade Empreendedora, parceria entre o Sebrae e a prefeitura para o desenvolvimento econômico local.

O grupo formado por pequenos produtores recebeu orientações para o planejamento de cultivo de hortaliças e frutas, visando produzir uma quantidade variada e de qualidade. A Prefeitura de Sidrolândia irá utilizar os alimentos na merenda das escolas municipais, conforme previsto no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

“Buscamos ajudar o produtor com a produção de alimentos, e com isso, atender de forma plena o PNAE, contribuindo para que o produtor venda para o município, tenha mais recursos e com isso consiga melhorar de vida”, explica o analista técnico do Sebrae/MS, Marcus Faria.

Segundo o engenheiro agrônomo Élio Kokehara, consultor do Sebrae para atendimento aos produtores no programa Cidade Empreendedora, foram repassadas técnicas sustentáveis de fertilização e de combate às pragas, como a “calda sulfocálcica”; vacina do solo “calda viçosa”; preparo do microrganismo para melhoria do solo e fertilizante natural “bokashi em pó”.

“O objetivo é fortalecer a agricultura familiar, visando a produção de hortaliças e frutas para atender o mercado, as políticas públicas e o consumidor local, com a apresentação de técnicas de melhoria no processo de produção com a identificação de origem dos produtos comercializados”, disse o consultor.

Produtores aprovam capacitação

Conforme o presidente da Cooperativa Agropecuária Mista da Agricultura Familiar (Coopamaf), José Andrade, o conhecimento das técnicas atendeu a uma necessidade local. “Buscamos os produtores do nosso assentamento e região devido à necessidade de uma produção melhor, de um produto mais saudável. Foi muito produtivo esse trabalho para nós”, disse.

Já o produtor Fernando Andrade espera por mais capacitações na área. "Estávamos precisando de uma instrução assim, são cuidados que temos que ter com hortaliças, frutos e com a terra. Aprendemos muitas caldas e os microrganismos que precisamos repor. Que possamos ter mais palestras assim”.

Os interessados em conhecer mais sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul devem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou podem visitar o site: www.sebraecidadeempreendedora.com.br.

Tags: Cidade Empreendedora, agricultura familiar