Desenvolvimento local

Sebrae e Prefeitura lançam programa Cidade Empreendedora em Brasilândia

População conheceu iniciativa que visa o desenvolvimento econômico do município

Empresários, microempreendedores individuais e lideranças conhecem programaEmpresários, microempreendedores individuais e lideranças de Brasilândia conferiram nesta terça-feira (10) o lançamento do programa Cidade Empreendedora. A parceria entre o Sebrae/MS e a Prefeitura Municipal visa o desenvolvimento econômico, identificando as vocações do município e melhorando o ambiente de negócios.

O programa está presente em outros 10 municípios sul-mato-grossenses, e atua a partir de os oito eixos para acelerar o crescimento dos municípios: Mapa de oportunidades; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras locais; Liderança; Cultura empreendedora e inovação; Plano de Desenvolvimento Econômico; e Desenvolvimento empresarial.

Além da apresentação do programa, os participantes assistiram à palestra do ex-prefeito de Crissiumal (RS), Valter Heck. Com o tema “A comunidade na promoção do desenvolvimento sustentável”, o ex-gestor destacou as ações de melhoria de gestão pública por meio do espírito empreendedor.

“A palestra mostra possibilidades para o município, que tem ênfase no agronegócio, como a criação de novas associações e cooperativas para que eles possam fornecer tanto para a prefeitura quanto para grandes empresas do entorno. Também estamos fazendo esse lançamento pensando na integração do setor público e do privado, que precisa desse engajamento”, explica a gerente da Unidade Regional do Sebrae/MS, Josi Signori.

Para o prefeito de Brasilândia, Antônio de Pádua Thiago, a comunidade terá as ferramentas para crescer, por meio do empreendedorismo. “Em mandatos anteriores, fiz o Empretec, ação do próprio Sebrae que trabalha o comportamento empreendedor, então meu objetivo ao fazer a adesão ao programa é porque acredito na cidade, acredito que podemos mudar sempre com conhecimento", disse.

Mapa de Oportunidades

Hoje, 11 de março, na Biblioteca da Praça Santa Maria em Brasilândia, ocorre a oficina Mapa de Oportunidades, uma das ações do Cidade Empreendedora. Nela, são definidos os pontos fortes e fracos do município, e as oportunidades e ameaças existentes para o desenvolvimento local. A capacitação é aberta à população.

Mais informações sobre a metodologia do programa e detalhes sobre os trabalhos realizados em Mato Grosso do Sul pela Central de Relacionamento do Sebrae no telefone 0800 570 0800 ou pelo site.

Tags: Mapa de Oportunidades, Cidade Empreendedora