Desenvolvimento

Seminário MS Mais Simples debate a desburocratização no ambiente de negócios

Evento promovido pelo Sebrae/MS nos dias 1 e 2 de agosto, ‘MS Mais Simples’ vai debater o novo módulo integrador nacional

O registro de empresas deve se tornar cada vez mais ágil e menos burocrático. Para debater as soluções que beneficiam, especialmente, as micro e pequenas empresas, o Sebrae vai promover o Seminário MS Mais Simples nos dias 1 e 2 de agosto, na sede do Sebrae em Campo Grande. O evento conta com a palestra sobre a MP 881, ministrada pelo Consultor do Projeto RedeSimples Digital do Convênio entre Juntas Comerciais e Sebrae Nacional, Alex Francisco de Oliveira Barbosa.

O evento téra palestra sobre a MP 881

O público alvo são entidades ligadas ao tema, servidores dos órgãos públicos envolvidos no registro e no licenciamento de empresas, além dos contadores. “Vamos debater com os parceiros da Redesimples importantes questões relacionadas à simplificação dos processos de abertura e legalização de empresas no ambiente dos pequenos negócios dentro do novo modulo integrador nacional”, destacou o gestor do projeto RedeSimples do Sebrae/MS, Julio Cesar da Silva.

O gestor da RedeSimples ressalta que o objetivo do evento é informar sobre a nova MP 881, que trata do processo de formalização automática para atividades de Baixo Risco, além de capacitar os técnicos dos municípios sobre as novas funcionalidades do sistema Integrador Nacional da Redesim.

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, Redesim, é um sistema que integra todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via internet.

Para efetivar a implantação da Redesimples os municípios contam o com Sistema Integrar, que é a soma de esforços por meio de um convênio entre a Junta Comercial, o Sebrae Nacional, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o Departamento de Registro Empresarial e Integração.

Os 35 municípios com a viabilidade implementada são: Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Aparecida do Taboado, Bela Vista, Bataguassu, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Figueirão, Ivinhema, Jaraguari, Jardim, Japorã, Jateí, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Sonora, Terenos e Três Lagoas.

“Os técnicos das prefeituras serão capacitados a fazer o processo todo online, sem precisar de papel e de forma mais rápida, pois receberam as informações das empresas em formalização de forma automática, eles passaram a ser proativos, sem ter que esperar o empresário procurar a prefeitura para regularizar a empresa”, destacou Julio Cesar da Silva.

 

Programação

01/08 - No auditório

13:30h - Registro de participantes e autoridades

14:00h - Abertura do evento

14:30h - Palestra sobre a MP 881 – Alex Barbosa – Consultor do Projeto RedeSimples Digital do Convênio entre Juntas Comerciais e Sebrae Nacional

16:30h - Encerramento e coffee breack

02/08

08:00h a 11:00h

Início das ações nas Salas Temáticas:

- Sala Temática Meio Ambiente

- Sala Temática Vigilância Sanitária

- Sala Temática Viabilidade e Alvará Municipal

- Sala Temática Registro Mercantil e Contadores (auditório)

 

Tags: Desburocratização, REDESIMPLES