Inovação

Veja dicas de presentes para surpreender no Dia dos Namorados

Pequenos negócios inovam em agrados e experiência do cliente, e mostram que é possível garantir um momento especial, mesmo em pandemia

Pesquisa divulgada pelo Sebrae e o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio indica que parte dos consumidores sul-mato-grossenses está indecisa quanto ao presente do Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho.  Mas, os pequenos negócios se reinventam a todo instante e mostram que não faltam opções para quem quer presentear, mesmo à distância.

De chocolates em formato consoles de games a experiências com alta coquetelaria e cestas personalizadas, os empreendedores apostaram em diferentes segmentos e gostos, para ajudar os consumidores a acertarem na compra. Para a analista do Sebrae/MS, Vanessa Schmidt, a orientação é que os estabelecimentos invistam justamente na experiência do cliente, principalmente os do ramo da Gastronomia.

“É importante que o comerciante esteja atento: mesmo que o cliente não vá ao estabelecimento, já que muitos vão comemorar em casa, que personalize a entrega, seja com uma embalagem especial, algo que marque a data. Mesmo à distância, é preciso proporcionar uma experiência para o cliente”, disse. Procurados pela reportagem, os negócios campo-grandenses mostram que “fizeram a lição de casa” com produtos especiais, alguns em edição limitada. 

Confira as sugestões:

Kit do drink "gin and tea", do Le BarExperiências de alta coquetelaria – O empresário e gastrônomo Said Bittar define os diversos produtos do seu estabelecimento, Le Bar, como “experiências de alta coquetelaria”. O local, que costumava atender eventos, se adaptou na pandemia e lançou o conceito “home bar”. A proposta é estimular os clientes a pedirem drinks por delivery: Eles recebem um kit personalizado com a bebida e os insumos que a acompanham, adaptados para serem finalizados em casa, garantindo a experiência de se tomar um coquetel especial e de qualidade.

Segundo Said, os drinks mais pedidos pelos clientes são os de gin tônica. E, para o Dia dos Namorados, além dos kits já ofertados no cardápio, a novidade será o “chocktail”, que unirá bebidas e trufas. O empresário, que tem a experiência de 12 anos como bartender, aposta na inovação. “Diferente do que as pessoas estão acostumadas, teremos uma trufa ‘saborizada’ de drinks que vão acompanhar os kits com as bebidas. A ideia é manter esses produtos no cardápio. Mas, não seremos uma doceria, nossa proposta é transformar a maneira de consumir o coquetel, ao invés de beber, consumir numa trufa”, disse. Procure o bar nas redes sociais.

Chocolates que consumidores poderão escolher na Doces CarolineConsoles, corações ‘LBGT+’ e urso de chocolate – Com doces nos mais variados formatos e recheios, a empresária Caroline Correia, junto à sócia, a irmã Mila Correia, mostra que não existem limites para a criatividade e aposta em cestas temáticas. Os produtos da doceria Doce Caroline prometem chamar a atenção principalmente do público Nerd e da comunidade LGBT+. Para o Dia dos Namorados, o negócio vai ter kits personalizados para os clientes, que poderão optar por consoles de chocolate (controles de games); barras de chocolate em 3D ou corações com cores do arco-íris, em alusão à bandeira da diversidade.

Especialmente para a data, as empresárias vão lançar, em edição limitada, um presente tradicional, mas reformulado: um ursinho totalmente de chocolate. "O controle de chocolate foi sensação no Dia do Orgulho Nerd. Agora também temos uma linha de coração lapidado, especial pro público LGBT: são chocolates em formato de coração, com recheio sortidos. Também temos as cestas usuais, e a pessoa monta de acordo com o que ela preferir, mas o foco principal é o ursinho, que vai substituir o de pelúcia. Ele vai com recheio, de pão de mel e doce de leite”. Procure a doceria nas redes sociais.

Cesta "Deu Match" da Baskets To Go: para todos os relacionamentosCestas personalizadas: “Deu Match” ou “Contatinho”? –  As cestas voltaram com tudo em 2020, como uma forma de demonstrar afeto, mesmo à distância. Na capital, a empresa Baskets To Go trabalha com montagem e entrega de cestas de café da manhã para datas comemorativas ou para presentear alguém especial. O diferencial, segundo a empresária Rayanne Matos Azambuja, são as opções personalizadas e a pontualidade, afinal, café da manhã “não dá para atrasar”. Para o Dia dos Namorados, o negócio fará uma brincadeira com lançamento das cestas “Deu Match”, “Eu Shippo” e “Contatinho”.

“Resolvemos brincar um pouco com toda a atmosfera envolvendo os relacionamentos, usando uma linguagem jovem e divertida, mas garantimos que todas as cestas funcionam bem para qualquer estágio do romance. Todas servem até duas pessoas e, para aumentar ainda mais o clima de romance e as chances de acertar, contamos com três opções onde todas podem ir acompanhadas por um mini buquê ou por um balão decorativo. Levar carinho e afeto, ainda mais nesse momento, não é só uma oportunidade, é um privilégio”, afirma a empresária. Procure o negócio nas redes sociais.

Na Empire Store, alianças de moeda são feitas artesanalmenteRelacionamento ficou “sério”: Alianças – Para aqueles que querem eternizar a relação e demonstrar de forma prática, as alianças não saem de moda. Ao escolher esta opção, é preciso buscar um negócio que faça peças de qualidade. A Empire Alianças Store, uma empresa de confecção que atende em domicílio, trabalha há anos com alianças de moeda, tendo uma cartela de clientes fiéis na Capital. Conforme a proprietária, a empresária Ana Muniz, a faixa de preços do estabelecimento é “acessível” e outro diferencial é a durabilidade do material.

“Temos uma credibilidade grande, tudo é feito artesanalmente. Trabalhamos somente com peças em moeda, o diferencial para uma semi joia é que não desbota. Se o cliente quiser com a gravação, fazemos de forma terceirizada, também confeccionamos o design e temos outros itens que personalizam o presente, como as caixinhas e porta-alianças.  Tudo que o cliente procura a gente procura atender”, destaca. A orientação da empresária é que o consumidor procure o serviço com antecedência, já que a aliança demora de quatro a sete dias úteis para ficar pronta. O negócio também tem outras opções, como anéis e correntes masculinas. Procure a empresa nas redes sociais.